Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Histórico e Síntese do Legislativo

Publicado em 09/09/2014 às 17:03 - Atualizado em 09/09/2014 às 17:03

HISTÓRICO E SÌNTESE DO LEGISLATIVO DE CHAPADÃO DO LAGEADO

 Dirceu Pereira. (Agente administrativo).                Chapadão do Lageado, 2014.       

 Não da para falarmos da Origem do Poder Legislativo em nosso Município sem retratarmos a nossa história política em vista que nascem juntas na primeira eleição Municipal no ano de 1.996 onde tivemos como primeiro Prefeito eleito o Sr. Valmir Rosa Correia tendo como Vice o Sr. Antonio Bizatto, sendo assim nesta mesma eleição os primeiros Vereadores eleitos foram: Abel da Silva, Arno Paul, Agenor Jasper, Erone Manoel Maciel, Guilhermino Bilk, Ivanir Fernandes Eduardo, Rogério Capistrano, Sálvio Herdt e Sebastião Aires, são estes os Vereadores Prefeito e Vice que soam como os pioneiros da política de nosso município.

 A primeira sessão da Câmara na Cidade foi realizada no dia 1º (primeiro) de janeiro de 1.997 no Salão Comunitário do centro de nosso Município, conforme testa o primeiro livro de ata aberto pelo então presidente Sr. Abel da Silva. A Câmara funcionou inicialmente e até hoje é composta por nove Vereadores onde na época de janeiro a dezembro de 1.997 permaneceu na Presidência da Câmara o Sr. Abel da Silva. Já no ano de 1.998, assumiu como Presidente o Sr. Sálvio Herdt, em 1.999 o Sr. Agenor Jasper e em 2.000 o Sr.Guilhermino Bilk.

 No ano de 2.000 tivemos nova eleição Municipal elegendo-se como Prefeito o Sr. Antonio Bizatto e Vice o Sr. Sálvio Herdt, nesta mesma eleição foram eleitos os Vereadores: Agenor Jasper, Adilson Michels, Alair da Silveira, Erone Manoel Maciel, Guilhermino Bilk, Ivo Klettenberg, Mauro Vergílio Demétrio, Sebastião Aires e Vorli Chiquio. No dia 1º (primeiro) de janeiro de 2.001, ficou instalada a segunda Legislatura e durante o ano tivemos como Presidente o Sr. Guilhermino Bilk, em 2.002 o Sr. Adilson Michels, em 2.003 o Sr. Vorli Chiquio e em 2.004 o Sr. Adilson Michels.

No ano de 2.004 tivemos nova eleição reelegendo-se Prefeito o Sr. Antonio Bizatto, tendo como Vice o Sr. José Bráulio Inácio, nesta mesma eleição foram eleitos os Vereadores: Abel da Silva, Alair da Silveira, Arnaldo Schneider, Danilo Schmidt, Mario da Silva, Orli Carlos Paul, Orlando Paul, Sebastião Aires e Vorli Chiquio. No dia 1º (primeiro) de janeiro de 2.005 ficou instalada a terceira Legislatura e durante o ano tivemos como Presidente o Sr. Arnaldo Schneider, em 2.006 o Sr. Alair da Silveira, em 2.007 o Sr. Mario da Silva e em 2.008 o Sr. Vorli Chiquio.

    No ano de 2.008 tivemos nova eleição elegendo-se Prefeito o Sr. José Bráulio Inácio tendo como Vice o Sr. Abel da Silva, nesta mesma eleição foram eleitos os Vereadores: Alair da Silveira, Arlindo Stein, Arnaldo Schneider, Charles Aires, Danilo Schmidt, José Roling, Lealberto Schneider, Nivaldo Mohr e Orlando Paul. No dia 1º (primeiro) de janeiro de 2.009 ficou instalada a quarta Legislatura e durante o ano tivemos como Presidente o Sr. Arlindo Stein, em 2.010 o Sr. Charles Aires, em 2.011 o Sr. Lealberto Schneider e em 2.012 o Sr. Arlindo Stein.

No ano de 2.012 tivemos nova eleição reelegendo-se Prefeito o Sr. José Bráulio Inácio tendo como Vice o Sr. Orlando Paul, nesta mesma eleição foram eleitos os Vereadores: Alcides Francisco Montibeller, Amilton Carlos Westphal, André Sebold, Cleusa Francisco Schneider, Ivan Carlos Pereira, Marcos Aurélio Jasper, Maurício de Andrade, Nibar da Silva e Valcenir José de Oliveira. No dia 1º (primeiro) de janeiro de 2.013 ficou instalada a quinta Legislatura e durante o ano tivemos como Presidente o Sr. André Sebold, e atualmente temos como Presidente o Sr. Alcides Francisco Montibeller.

 No inicio da história do nosso Poder Legislativo os trabalhos eram registrados na forma de inscrição manual em Livro de Ata, assim continuou até o ano de 2.000. Até o mês de abril do ano de 1.997 a Câmara de Vereadores realizava suas sessões no Salão Comunitário no centro de nosso Município, a partir daí passou a ocupar um espaço cedido pela Prefeitura e trabalhava de forma quase que consolidada com o Poder Executivo Municipal. Em 2.001 sob a Presidência do Sr. Guilhermino Bilk a Câmara tornou-se independente administrando seus próprios recursos financeiros com locação de sala para seu funcionamento. No ano de 2.005 o Poder Executivo fez a doação de um terreno ao Poder Legislativo, e neste mesmo ano os Vereadores sob a Presidência do Sr. Arnaldo Schneider se programaram através de Projetos para dar início ao processo de construção da sede própria, que devido à escassez de recursos financeiros deu-se por etapas. No ano seguinte em 2.006 sob a presidência do Sr. Alair da Silveira construiu-se a primeira etapa, em 2.007 sob a presidência do Sr. Mario da Silva construiu-se a segunda etapa, em 2.008 sob a presidência do Sr. Vorli Chiquio construí-se a terceira etapa e finalmente no ano de 2.009, sob a Presidência do Sr. Arlindo Stein, ficou concluída a construção da sede própria do Poder Legislativo onde neste mesmo ano no dia 12 (dose) de setembro foi inaugurada e prestada homenagens a todos os Vereadores e Ex-Vereadores até então eleitos em nosso Município.

A sede do Poder Legislativo conta com diversas salas onde funciona a parte administrativa, Plenário Édson Cassiano Bilk onde são realizadas as Sessões Ordinárias e Extraordinárias, sala de reunião Sebastião Aires, onde são realizadas as reuniões das Comissões Técnicas Permanentes, com analise dos Projetos e outras proposições, sala do Presidente e como destaque, temos ainda a Galeria Allan Régis Inácio, com foto de todos os Vereadores até então Eleitos em nosso Município.

A Câmara de Vereadores de Chapadão do Lageado é composta por nove Vereadores que representam cinco partidos políticos diferentes, temos nesta Legislatura as seguintes representações Partidárias: PMDM (03 Vereadores), PT (02 Vereadores), PSDB (01 Vereador), PP (01 Vereador), PSD (01 Vereador), PDT (01 Vereador). A Câmara de Vereadores realiza Sessões Ordinárias as terças-feiras ás 19:00 horas no Plenário Edson Cassiano Bilk.

A Sede da Câmara de Vereadores de Chapadão do Lageado inaugurada em 12 (dose) de setembro de 2.009 tem o nome de Alberto Stein, o Plenário de Edson Cassiano Bilk, a Galeria de fotos dos Vereadores de Allan Régis Inácio, a Tribuna da palavra livre de Erone Manoel Maciel e o espaço físico da Sala das Comissões Permanentes de Sebastião Aires. A Câmara de Vereadores de Chapadão do Lageado trabalha todas as atividades Legislativas, fiscalizadora e serve a toda Comunidade como um centro de discussões onde o povo é representado através dos Vereadores detentores de mandatos eletivos.

 


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar